Marcos 10:46-52 – 46E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. 47-E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. 48-E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. 49-E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. 50-E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. 51-E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. 52-E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

Bartimeu, era filho de Timeu, era um homem cego e era um mendigo.
Os evangelhos nada descrevem sobre sua família, sabemos através de seu nome Bartimeu que seu pai chamava Timeu porque em Hebraico Bar = Filho e Timeu = Nome do pai.
Bartimeu usava uma capa, o que indicava que ele tinha autorização do governo romano para mendigar, por ser considerado incapaz. Para os judeus da época,  a capa simbolizava a situação da pessoa perante a sociedade, a capa de um morador de rua, por exemplo, era diferente de todas as outras, pois quem a usava, indicava a todos ser um mendigo, diferente das pessoas da classe alta que usavam capas de linho fino.

A história da cura do cego Bartimeu nos ensina lições preciosas como:

1. CONFIAR EM DEUS E SER PERSEVERANTE NA FÉ

A situação de Bartimeu permite-nos ver que a dificuldade é um convite para a confiança irrestrita no Senhor; não um motivo para duvidar do seu poder e misericórdia. Na sociedade judaica, Bartimeu estava no nível mais baixo em sua posição na vida. Mas ao invés de culpar o Senhor por sua desgraça, o cego de Jericó “enxergou” em Cristo a sua restauração.
E quando ele esteve diante de sua única oportunidade de restauração uma multidão tentou fazê-lo calar. Mas ele não se intimidou e gritou por Jesus ainda mais. Nesse ponto Bartimeu se tornou um exemplo prático do valor da fé perseverante

2. TER UMA VISÃO ESPIRITUAL DE TUDO

Bartimeu nos ensina que a cegueira física em nada se compara com a cegueira espiritual.
Ele era fisicamente cego, mas espiritualmente enxergava mais do que aquela multidão, e apesar de sua condição ele era um homem temente a Deus.
Ele clamou pela compaixão de Jesus chamando-o de Filho de Davi, demonstrando assim seu conhecimento das Escrituras e suas profecias, ao clamar por misericórdia ele demonstra reconhecer que Jesus era o Messias, que nasceria da descendência de Davi.

3. ESTAR DISPONIVEL E PRONTO PARA SERVIR A DEUS

Aprendemos aqui que devemos estar prontos para responder ao chamado do Senhor.
Quando soube que Jesus o chamava, Bartimeu ficou de pé num salto e se desfez de qualquer coisa que pudesse lhe atrasar em ir ao encontro com Jesus.
Aos gritos ele havia chamado por Jesus, e agora era Jesus quem o chamava, ele sabia que aquela era a grande chance da sua vida.

4. MANTER COMUNHÃO COM A IGREJA E COM JESUS

Esse texto nos revela como o Senhor Jesus busca se relacionar com aqueles que clamam por Ele.
Obviamente Jesus sabia o que Bartimeu queria, mas mesmo assim lhe perguntou: Que queres que eu te faça?William Hendriksen diz: “Jesus não apenas queria curar aquele homem, mas também desejava ter uma comunhão pessoal com ele”.

5. NÃO EXISTE NADA QUE DEUS NÃO POSSA FAZER PELO SEU PODER

O milagre sobre os olhos de Bartimeu nos diz muito sobre a grandeza do poder de Deus.
O texto bíblico diz que após a palavra do Senhor Jesus, imediatamente o cego enxergou, não houve qualquer expectativa; não houve qualquer forma de gesto, num momento Bartimeu era um homem completamente cego, e no momento seguinte ele podia ver, estava curado de sua cegueira.

6. SER HUMILDADE E SENSATO DEUS SABE O QUE VOCÊ PRECISA

Bartimeu também nos serve como um exemplo de alguém humilde e que tem consciência de seus defeitos.
Primeiro, ele clamou pela misericórdia do Senhor, isso indica seu senso de realidade, ele reconhecia e entendia sua miséria.
Segundo, quando Jesus lhe perguntou o que ele queria, ele pediu apenas o que realmente lhe era necessário.

7. TER FÉ INABALAVEL POIS TUDO É POSSIVEL AO QUE CRÊ

Bartimeu não era apenas alguém que acreditava em milagres, sua fé não era simplesmente uma fé superficial movida por sinais e alimentada por ambições pessoais, ele cria verdadeiramente em milagres, ele cria que Jesus poderia operar um milagre em sua vida e por isso ele recebeu o milagre.
Bartimeu não gritou sobre o que ele queria receber, mas gritou sobre quem ele acreditava ser Jesus, aquele que poderia transformar a sua vida, ele não dizia: “Quero ser curado!”, mas dizia: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”, ele creu genuinamente no Filho de Davi, ele clamou por sua compaixão e foi restaurado, não apenas fisicamente, mas também espiritualmente, glorificando a Deus!

8. JESUS É DEUS, ELE SE FEZ HOMEM E HABITOU ENTRE NÓS

Por fim, a cura do cego Bartimeu nos lembra sobre a divindade de Cristo e que Ele cumpriu as Escrituras.
Esse milagre ocorreu nos momentos finais de seu ministério terreno, o cego Bartimeu foi curado durante a viagem em que Jesus seguia para Jerusalém onde seria crucificado, cumprindo a profecia de Isaías: “Então os olhos dos cegos serão abertos” (Isaías 35:5), Bartimeu foi um desses cegos.