O nome de Deus em hebraico é um tetragrama impronunciável, que não encontra tradução em nenhum idioma antigo ou atual que seja conhecido do homem.
Importante destacar que o alfabeto hebraico moderno não possui vogais, e as consoantes não são vocálicas (houve uma reforma ortográfica no alfabeto hebraico), ele é composto apenas de vinte e duas (22) letras consoantes, para formar (escrever) as palavras, em lugar das letras vogais é empregado sinais massoréticos, (pontinhos), em baixo ou em cima, ou nos lados das letras consoantes, dando assim forma a uma palavra escrita em hebraico.
O tetragrama YHWH (quatro letras) ( טי’י ) não possui os sinais massoréticos, mas somente letras consoantes, tornando-o impronunciável.
Outra informação importante é que o tetragrama YHWH, foi traduzido para Jeová, e adotado por alguns como sendo o nome de Deus, mas não existe confirmação de que seja verdadeiro.
Também é importante ressaltar que, havia e ainda há, um temor muito grande por parte do judeu em relação ao nome de Deus, por isso o nome de Deus era falado, somente em situações especiais, pelo Sumo Sacerdote do templo, ele falava quando ia abençoar alguém, fora isso não se fala ou escreve o nome de Deus.
Jesus profetizou a respeito do templo que não ficaria pedra sobre pedra, e isso aconteceu, após os romanos invadirem Jerusalém e destruírem o templo em 70 anos D.C, restando apenas parte do muro externo do templo, muro ocidental, (hoje chamado de muro das lamentações), após esses acontecimentos, os judeus foram dispersos pela Asia, Oriente Médio e Mediterrâneo, esse evento é conhecido como Diáspora (dispersão, expulsão, exílio), então a língua hebraica foi deixando de ser falada, a medida em que os judeus e suas famílias, e descendentes, passaram a conviver com outros povos e aprender novas línguas, o que levou a perda de muitas pronuncias e ainda tendo que passar por reformas para chegar na forma atual como é conhecida hoje.
No hebraico antigo, um nome tem um significado, não se trata apenas do nome pessoal que identifica alguém, como Paulo, Fernando etc. o nome hebraico traz consigo uma história.
Outro aspecto importante é que a criança só recebe o nome após oito (8) dias de nascido, após ser circuncidado (a circuncisão é o voto judeu de Aliança, firmado entre Deus e Abraão).
Gênesis 17:10-13 – Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós. O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua.
No Evangelho de Lucas Capitulo 1, encontramos o texto que descreve sobre a revelação do nascimento de João Batista, e fala sobre seu pai o Sacerdote Zacarias, que pela sua incredulidade, ficou mudo (sem poder falar) por todo o período da gestação de Izabel sua esposa até o dia de cumprir o voto da Aliança, oitavo dia do nascimento do seu filho João Batista.
Lucas 1:11-13 – E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso. Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor. Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. Lucas 1:19,20 – Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão. Lucas 1:57-64 – A Isabel cumpriu-se o tempo de dar à luz, e teve um filho. Ouviram os seus vizinhos e parentes que o Senhor usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo. Sucedeu que, no oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. De modo nenhum! Respondeu sua mãe. Pelo contrário, ele deve ser chamado João. Disseram-lhe: Ninguém há na tua parentela que tenha este nome. E perguntaram, por acenos, ao pai do menino que nome queria que lhe dessem. Então, pedindo ele uma tabuinha, escreveu: João é o seu nome. E todos se admiraram. Imediatamente, a boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus.
Podemos dizer que nome de Deus carrega essas características, e a Bíblia identifica Deus através de expressões fortes que manifestam seu poder e autoridade, bem como uma situação ou momento da história vivida por Israel onde E’le se manifesta de acordo com a situação, por isso na Bíblia E’le é descrito como:
Deus todo poderoso, Deus forte, Deus Conselheiro, Príncipe da Paz, Senhor dos Exércitos, General de Guerra, Eu sou o que Sou, estes são alguns termos que designam Deus na Bíblia.
EL’SHADAY – “Deus guardião das portas de Israel”, traduzido do hebraico: El é Deus, e Shaday é Guardião das portas de Israel
YESHUA em hebraico designa Jesus, e veja como é importante entender o valor que tem um nome, no Evangelho de João Capitulo 17 V.6 ao 12, Jesus diz que seu nome lhe foi dado por Deus, ou seja o nome de Jesus é uma manifestação do poder de Deus.
É muito importante procurar entender os nomes e seus significados, mas verdadeiramente não é necessário brigar por isso, não faz sentido na vida do Cristão, pois temos Jesus, YESHUA, que é o nome sobre todos os nomes!
Filipenses 2:5-11 – Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Em diversos outros textos da Bíblia podemos constatar sobre o poder que há no nome Jesus!
Mateus 18:20 – Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
Marcos 16:17,18 – Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.
Mateus 10:22 – Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Mateus 24:9 – Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.
João 16:24 – Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.
Marcos 13:6 – Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e enganarão a muitos.
Apocalipse 2:3 – e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
Atos 9:16 – pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
Mateus 18:5 – E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe.
Que possamos seguir firmes em nossa fé, lembrando que aquele que nos chamou e que morreu por nós, é fiel para nos salvar e nos dar vitória, e que o Espirito Santo nos conceda, pela graça de Deus, o entendimento e compreensão de todas as coisas!
Números 6:24-26 – O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.